Essa localidade conhecida como Bolena, também foi conhecida como: Cabeceiras do Rio Negro, Coxilha que ia para Santa Tecla, Coxilha de Santo Antônio e Coxilha de São Sebastião. Nesta localidade por volta do ano de 1780, o Capitão João Manuel Boleno então Comandante da Guarda Portuguesa de Santo Antônio, tomou posse de um campo devoluto que ficava na circunvizinhança desta Guarda. Este campo localizava-se nas Cabeceiras do Jaguarão e Galhos do Rio Negro, dividia-se pelo norte com a Estrada Real que vai para a Guarda de São Sebastião (Estrada do Pântano Grande), pelo noroeste com Vitoriano Ferreira de Almeida e pelo sul com as Divisas Espanholas ( Galho do Rio Negro).
Boleno vendeu estes campos a José Gonçalves da Silveira Calheca, que requereu e obteve Carta de Sesmaria no ano de 1817.
No ano de 1848, as filhas de Calheca: Maria de Sant'ana casada com Manuel José Rodrigues Valladares, Senhorinha da Silveira e Umbelina Maria. Mandaram medir este Campo que chamavam de Figueira, na localidade da Bolena Distrito de São Sebastião de Bagé.
Por tanto Bolena já tinha este nome desde 1848, e nela não tinha nem um comércio como dizem ter sido a origem deste nome.
Também não havia outro proprietário com este nome, sendo seu vizinho ao norte a Sesmaria (campos do Bom Sucesso) de Luiz Antônio D'Oliveira, vendida ao Capitão José de Aguiar Peixoto, que revendeu ao Calheca.
Bolena ou Boleno ? - Eu fico com "Boleno", mas sempre vou chamar de "Bolena" em respeito aos seus mais de 163 anos.
Boa noite! Sou Presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota. Adorei seu livro! Li o mesmo em 3 dias. Destaco que sua obra é ferramenta importantíssima para aqueles que tem ânsia de resgatar a história da nossa região.Desejo poder conversar com o amigo, creio que podes colaborar muito para o desenvolvimento de nossas pesquisas. Deixo o email de nossa entidade para posterior contado. nphcandiota@hotamail.com
ResponderExcluirGostei das informações.
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluir