quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESTÂNCIA DO PARAÍSO

     A Estância do Paraíso localiza-se no Distrito dos Olhos d'Água, entre os Arroios do Banhado Grande e do Tigre. A história desta Estância começa por volta do ano de 1780, como terras devolutas que o Brigadeiro Comandante do Continente de São Pedro reservou para invernada.
Nela viveram três ramos de famílias distintas:
     O primeiro foi a do Capitão Fernando Pereira Vieira, que requereu sua concessão como sesmaria, recebendo esta no ano de 1793. Fundando nestas terras a Fazenda São Fernando da Bocaina (Primeiro nome da Estância do Paraíso). Cujos limites eram: a Bocaina e os Arroios do Banhado Grande e Tigre. O Capitão Fernando era casado com Maria Branca Pereira, com quem teve os filhos: José, João, Josefa, Tereza, Custódia, Maria e Izabel.

     O segundo foi o Capitão João Gonçalves Rodrigues, que à arrematou em praça pública no ano de 1813, e requereu carta de sesmaria. Obtendo esta no ano de 1814. Sendo nesta época divididas em duas estâncias; a do Paraíso (nome dado por Angélica Gomes Jardim) e São João (Rincão dos Gomes) do Cabo Luiz Gomes Jardim. O Capitão Rodrigues era casado com Angélica Gomes Jardim, com quem teve os filhos: Maria, Manoel Gonçalves Rodrigues, Ritta, Senhorinha, Bernardina, João, Carlota, Frederico e José Gonçalves Rodrigues. O Cabo Luiz Gomes Jardim era casado com Maria Joaquina Rodrigues, com quem teve os filhos; Felisberto Gomes Jardim casado com Leocádia Clara Nogueira, Luiz Gomes Jardim (filho) e Luiza Gomes Nogueira casada com Albano Nogueira Picanço.
Estância do Paraíso antes de ano de 1913.
      O terceiro foi o Tenente Coronel Maragato Tomaz Mércio Pereira, que as comprou aos herdeiros do Capitão Rodrigues, durante e após a Revolução Federalista de 1893, e manteve o nome Paraíso. Tomaz Mércio Pereira (*1852/Bagé/+1916 Estância do Paraíso) era filho do Brigadeiro Camilo Mércio Pereira e de Ana dos Santos Jardim, casado com Cândida Olinda de Freitas (*1855/UY), Margarida Silva e outra que ainda não encontrei o nome. É pai de: Camilo de Freitas Mércio, Favorino de Freitas Mércio, Heitor de Freitas Mércio, Gratulino Mércio Pereira, Ana Mércio Pereira, Ernestina Silva Mércio, Ida (faleceu criança), Aniceto Silva Mércio e Maria Delfina Silva Mércio. Seu filho Favorino de Freitas Mércio (o Tata) herdou parte da Estancia do Paraíso onde ficava a sede desta Estância. Aos poucos foi comprando campos dos herdeiros da Fazenda São José, que pertencia aos Nogueiras Picanço. Nestes campos sua filha Margarida Bretas Mércio fundou a Estância Rincão do Tata.
Favorino de Freitas Mércio era Médico, casado com Margarida Bretas, pais de: Favorino Tomaz Bretas Mércio (mércinho), e Margarida Bretas Mércio.

Tomaz Mércio Pereira (*1852/+1916)

   Fonte de Consulta:
- Nos Primórdios de Bagé - Nerci Nogueira.
- APERS.
- Testamento nº 146, fl. 130v, Liv. 573 - Rio Pardo.
- Livros de Reg. de Sesmarias.
- Livros de Reg. de Compra e Venda de Imóveis - Bagé/RS.
- Famílias Primeiras de Bagé - Carlos Rheingantz.

Um comentário:

  1. Eu amei está istoria gosto de ler viagem no tempo em que eu não conhecia amo

    ResponderExcluir