terça-feira, 16 de agosto de 2016

A ESTÂNCIA PENHAROL (Velha)

     Localizada em Aceguá, junto à atual linha de fronteira entre Brasil e Uruguai. Tinha ao norte o Banhado da Carpintaria, e ao leste a Coxilha Grande.
     No tempo em que o território do atual Município de Aceguá ainda pertencia ao Vice-Reino do Prata. Dom Agostin de La Rosa, Comandante de Cerro Largo, mandou fazer no ano de 1796 um censo habitacional nesta localidade. Localizando a estância do Capitão Andres Freire na Canhada do Aceguá, 5ª secção de Cerro Largo. No ano de 1809 este dito Capitão vendeu sua estância a Juan Francisco Crosa Peñarol casado com Gertrudis Freire y Luz. Tendo este casal se estabelecido nesta estância, adotado o nome dela como "Peñarol". Este casal tiveram 8 filhos, 12 peões e diversos escravos.
   - Ainda não encontrei quais filhos deste casal herdaram a Estância Peñarol nem qual deles venderam esta propriedade a João Rodrigues Lucas. Porém é certo que por vota do ano de 1850 o casal João Rodrigues Lucas/Felicidade Dutra Lucas já eram proprietários desta Estância.
Esta dita Estância tinha em sua sede: uma casa construída de tijolos e coberta com telhas de barro com as seguintes dimensões; sessenta palmos de frente com uma porta e quatro janelas e trinta e seis palmos de fundos. Tinha três galpão, um sobre esteios de madeiras e paredes de pedras coberto com capim, e dois galpões semente cobertos com capim. Esta sede ficava nas pontas de um braço do Arroio Lechiguana, chamado naquela época de Canhada São Miguel.  (Ver Mapa 1).

MAPA 1 -  Mapa da medição realizada no ano de 1892, onde mostra em vermelho o local da sede da Estância Penharol (Velha) e em azul o açude.
João Rodrigues Lucas faleceu no ano de 1880, em Aceguá, e sua esposa Felicidade Dutra Lucas faleceu no ano de 1891 também em Aceguá. Deixando aos seus herdeiros: cento e dezenove milhões quinhentos e trinta e seis mil setecentos e vinte e dois metros quadrados de campos que compunham a Estância. Duas mil rezes de cria, quarenta cavalos mansos, oitenta éguas, vinte potros e outros bens móveis. O casal João/Felicidade são pais de:
     1) - Manuela Lucas Ferreira (+antes de 1892) c/c Ramão Ferreira Gonçalves, mãe de: João de Deus Ferreira Gonçalves (*1856/Aceguá) c/c Adelina Siqueira Barcelos (*1863/Bagé), Amândio Ferreira Gonçalves, Ramão Ferreira Gonçalves Filho (Este Tenente/Coronel Maragato), Salvador Ferreira Gonçalves, Andino Ferreira Gonçalves, Francisco Ferreira Gonçalves, José Nicanor Ferreira Gonçalves, Adelaide Ferreira Gonçalves, Flora Ferreira Gonçalves, Amélia Ferreira Gonçalves.
     2) - Virgilina Lucas Silveira c/c Roberto Silveira, este casal herdou a metade dos campos que ficava junto à linha de fronteira, por também serem proprietários de campos junto à linha, porém no outro lado da fronteira. Também herdaram a sede da Estância.

MAPA 2 - Área superficial da Estância Penharol (Velha)
Atualmente nas terras da antiga Estância, no quinhão herdado por Amélia Ferreira Gonçalves c/c Antônio Mendes, na localidade conhecida antigamente com o nome de Rodeio da Tapera, se localiza a sede de uma Estância Peñarol da família Suñe.

MAPA 3 - Em branco e vermelho, área aproximada dos campos da Estância Peñarol.



FONTES:
- APERS - Medições de terras/Bagé -1892.
- GANNELLO, Victor - História de Cerro Largo, Tomo I e II.
- VILLAAMIL, Germán Gil - Ensayo Para Una Historia de Cerro Largo.
- NOGUEIRA, Nerci - Nos Primórdios de Bagé (Arquivo).  
 

Um comentário:

  1. Bom dia!me chamo Valtisnei dos Santos Rodrigues,morei ai quando crianço por volta de 1987, meu pai Vanderlei miller Rodrigues,trabalhava
    na plantação de arroz,gostaria muito de voltar ai tenho boas lembranças de lugar lindo até hj com 42 anos lembro muito bem, de tudo exclusive da estancia aonde minha Madastra Maria,trabalhava com cozinheira na época.

    ResponderExcluir